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10 Benefícios da proteína do soro do leite

A proteína do soro de leite está entre os suplementos mais bem estudados no mundo e por boas razões. Tem um valor nutricional muito alto e estudos científicos revelaram inúmeros benefícios para a saúde.

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10 Benefícios da proteína do soro do leite

Aqui estão 10 benefícios para a saúde das proteínas do soro que são apoiadas por estudos em humanos.

 
1. Whey é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade

Whey protein é a fração protéica do soro, que é um líquido que se separa do leite durante a produção de queijo.

É uma proteína completa e de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais.

Além disso, é muito digerível, absorvido pelo intestino rapidamente comparado a outros tipos de proteína. Essas qualidades fazem dela uma das melhores fontes alimentares de proteína disponível.

Existem três tipos principais de proteína de soro em pó, concentrado (WPC), isolado (WPI) e hidrolisado (WPH).

O concentrado: é o tipo mais comum e também o mais barato.
Como suplemento dietético, a proteína whey é muito popular entre fisiculturistas, atletas e outros que querem proteína adicional em sua dieta.

  • CONCLUSÃO:A proteína do soro tem um valor nutricional muito alto e é uma das melhores fontes alimentares de proteína de alta qualidade. É altamente digerível e absorvido rapidamente em comparação com outras proteínas

 

2. Proteína Whey Promove o Crescimento Muscular

Massa muscular naturalmente diminui com a idade. Isso geralmente leva ao ganho de gordura e aumenta o risco de muitas doenças crônicas.
No entanto, essa alteração adversa na composição corporal pode ser parcialmente retardada, evitada ou revertida com uma combinação de treinamento de força e dieta adequada.

O treinamento de força, juntamente com o consumo de alimentos ricos em proteínas ou suplementos protéicos, tem se mostrado uma estratégia preventiva e eficaz.

A mais eficaze é o consumo de fontes protéica de alta qualidade, como o whey, que é rico em um aminoácido de cadeia ramificada chamado leucina.
A leucina é o promotor de crescimento (anabólico) dos aminoácidos.

Por essa razão, a proteína de soro de leite é eficaz para a prevenção de perda muscular relacionada à idade, bem como para melhorar a força e um corpo de aparência melhorada.

Para o crescimento muscular, a proteína do soro de leite demonstrou ser ligeiramente melhor em comparação com outros tipos de proteína, como caseína ou soja.

No entanto, a menos que sua dieta já não tenha proteína, os suplementos provavelmente não farão uma grande diferença.

  • CONCLUSÃO:A proteína de soro de leite é excelente para promover o crescimento muscular e a manutenção quando associada ao treinamento de força.

 

3. Whey Protein pode baixar a pressão arterial

Hipertensão arterial anormalmente alta (hipertensão) é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Numerosos estudos associaram o consumo de produtos lácteos à redução da pressão arterial.

Este efeito foi atribuído a uma família de peptídeos bioativos em laticínios, os chamados "inibidores da enzima conversora da angiotensina" (inibidores da ECA).

Em proteínas do soro, os inibidores da ECA são chamados de lactocininas. Vários estudos em animais demonstraram seus efeitos benéficos sobre a pressão arterial.

Um número limitado de estudos em humanos investigou o efeito das proteínas do soro na pressão sanguínea, e muitos especialistas consideram as evidências inconclusivas.

Um estudo em indivíduos com excesso de peso mostrou que a suplementação de proteína de soro de leite, 54 g / dia por 12 semanas, reduziu a pressão arterial sistólica em 4%. Outras proteínas do leite (caseína) tiveram efeitos semelhantes.

Isto é apoiado por outro estudo que encontrou efeitos significativos quando os participantes receberam concentrado protéico de soro de leite (22 g / dia) por 6 semanas.

No entanto, a pressão arterial diminuiu apenas naqueles que apresentavam pressão arterial alta ou ligeiramente elevada.

Nenhum efeito significativo na pressão arterial foi detectado em um estudo que usou quantidades muito menores de proteína de soro de leite (menos de 3,25 g / dia) misturadas em uma bebida láctea.


 
4. Proteína de soro de leite pode ajudar a tratar diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada por açúcar elevado no sangue e função prejudicada da insulina.

A insulina é um hormônio que estimula a absorção de açúcar no sangue pelas células, mantendo-a dentro de limites saudáveis.

A proteína do soro de leite foi encontrada para ser eficaz na moderação do açúcar no sangue, aumentando os níveis de insulina e a sensibilidade aos seus efeitos.

Quando comparado com outras fontes de proteína, como clara de ovo ou peixe, a proteína do soro parece ter a vantagem.

Essas propriedades da proteína do soro podem até ser comparáveis ​​às das drogas diabéticas, como a sulfonilureia.

Como resultado, a proteína whey pode ser efetivamente usada como um tratamento suplementar para o diabetes tipo 2.

Tomar um suplemento de proteína de soro de leite antes ou com uma refeição rica em carboidratos mostrou moderar o açúcar no sangue tanto em pessoas saudáveis ​​quanto em diabéticos tipo 2.

 
5. A Proteína De Soro De Leite Pode Ajudar A Reduzir A Inflamação

A inflamação faz parte da resposta do corpo a danos. A inflamação de curto prazo é benéfica, mas sob certas circunstâncias pode se tornar crônica.

A inflamação crônica pode ser prejudicial e é um fator de risco para muitas doenças. Pode refletir problemas de saúde subjacentes ou maus hábitos de vida.

Um grande estudo de revisão constatou que altas doses de suplementos protéicos de whey reduziam significativamente a proteína C reativa (PCR), um importante marcador de inflamação no corpo.

 

6. Proteína Whey pode ser benéfica para a doença intestinal inflamatória

A doença inflamatória intestinal é uma condição caracterizada por inflamação crônica no revestimento do trato digestivo.

É um termo coletivo para a doença de Crohn e colite ulcerativa.

Em ambos os roedores e seres humanos, a suplementação de proteína de soro de leite tem sido encontrada para ter efeitos benéficos sobre a doença inflamatória intestinal.

No entanto, a evidência disponível é fraca e mais estudos são necessários antes que qualquer afirmação forte possa ser feita.


 
7. Proteína de soro de leite pode melhorar as defesas antioxidantes do corpo

Antioxidantes são substâncias que atuam contra a oxidação no organismo, reduzindo o estresse oxidativo e diminuindo o risco de várias doenças crônicas.

Um dos antioxidantes mais importantes em humanos é a glutationa.

Ao contrário da maioria dos antioxidantes que recebemos da dieta, a glutationa é produzida pelo organismo.

No corpo, a produção de glutationa depende do fornecimento de vários aminoácidos, como a cisteína, que às vezes é de suprimento limitado.

Por essa razão, alimentos ricos em cisteína, como a proteína do soro do leite, podem estimular as defesas antioxidantes naturais do organismo.

Vários estudos em humanos e roedores descobriram que as proteínas do soro podem reduzir o estresse oxidativo e aumentar os níveis de glutationa.


 
8. Whey Protein pode ter efeitos benéficos sobre as gorduras do sangue

O colesterol alto, especialmente o colesterol LDL, é um fator de risco para doenças cardíacas.

Em um estudo em indivíduos com excesso de peso, 54 gramas de proteína de soro de leite por dia, durante 12 semanas, levaram a uma redução significativa no colesterol total e LDL (o "mau").

Outros estudos não encontraram efeitos semelhantes no colesterol sangüíneo, mas a falta de efeito pode ser devido a diferenças no desenho do estudo.

Mais estudos são necessários antes que qualquer conclusão possa ser feita.


 
9. Whey Protein pode reduzir a fome

Saciedade é um termo usado para descrever o sentimento de plenitude que experimentamos depois de comer uma refeição.

É o oposto do apetite e da fome e deve suprimir os desejos por comida e o desejo de comer.

Alguns alimentos são mais saciantes que outros, efeito parcialmente mediado pela composição de macronutrientes ( proteínas , carboidratos , gorduras).

A proteína é de longe o mais preenchimento dos três macronutrientes.

No entanto, nem todas as proteínas têm o mesmo efeito na saciedade. A proteína do soro parece ser mais saciante do que outros tipos de proteína, como caseína e soja.

Estas propriedades tornam particularmente útil para aqueles que precisam comer menos calorias e perder peso.


10. Whey Protein pode ajudar você a perder peso

O aumento do consumo de proteína é uma estratégia de perda de peso bem conhecida.

Comer mais proteína pode promover a perda de gordura por:

Suprimir o apetite, levando a uma ingestão calórica reduzida.
Aumentando o metabolismo, ajudando você a queimar mais calorias.
Ajudando a manter a massa muscular ao perder peso.

A proteína do soro de leite tem demonstrado ser particularmente eficaz, e pode ter um efeitosuperior na queima de gordura e saciedade em comparação com outros tipos de proteínas.

 

A facilidade de consumir o Whey Portein é que por ser vendido como um pó que pode ser adicionado a smoothies, iogurtes ou simplesmente misturado com água ou leite. Há uma ampla seleção disponível no site do Massifik.

25-50 gramas por dia (1-2 colheres) é uma dosagem comumente recomendada, mas certifique-se de seguir as instruções de dosagem na embalagem.

Tenha em mente que tomar muita proteína é inútil. O corpo só pode utilizar uma quantidade limitada de proteínas em um determinado momento.

O consumo excessivo também pode causar problemas digestivos, como náusea, dor, inchaço , cólicas, flatulência e diarréia.

No entanto, o consumo moderado de suplementos de proteína whey é bem tolerado pela maioria das pessoas, com algumas exceções.

Se você é intolerante à lactose, o hidrolisado ou o isolado de proteína de soro podem ser mais adequados do que o concentrado. Se você já teve problemas hepáticos ou renais, consulte um médico antes de tomar um suplemento de proteína.

No final do dia, a proteína de soro de leite não é apenas uma maneira conveniente de aumentar a ingestão de proteína, mas também pode ter alguns benefícios para a saúde.


 

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